Configuração e Instalação do License Server Virtual – Windows
Para iniciar a instalação você precisará do executável de instalação do aplicativo que deve ser baixado direto no Portal da TOTVS.
Iniciando a instalação:
De posse do arquivo de instalação, execute e você verão as seguintes telas:

Após escolher o idioma será apresentada a tela seguinte:

Na sequência será mostrada a tela termos do uso da aplicação, clique de acordo no flags que se apresenta e prossiga.

O instalador agora irá pedir um caminho, ele sugere um caminho padrão, mas ele pode ser alterado de acordo com a necessidade.

Prosseguindo, são apresentadas as informações do espaço requerido para a instalação. Lembre-se que o TOTVS | License Server possui um banco de dados temporário que irá requerer mais espaço que o apresentado na instalação.

Na próxima tela é apresentado informações sobre a funcionalidade de numeração automática que o License Server gerencia.

Na próxima tela serão apresentadas as portas de operação do TOTVS | License Server. As portas precisam estar disponíveis para os demais servidores da TOTVS, pois estas portas são utilizadas por eles para conexão com esta instalação.

- Porta de Monitoramento/Manutenção: porta utilizada para o Smartclient do Monitor de Licenças se comunicar com o Servidor do License Server
- Porta do Serviço de Licenciamento: porta utilizada para comunicação dos Servidores de Aplicação (ERPs) com o Servidor do License Server
- Nome de demonstração serviço de Monitoramento/Manutenção: nome que aparece na listagem de serviços do Sistema Operacional
- Nome do serviço de Monitoramento/Manutenção: nome interno para controle do S.O.
- Porta do SmartClient HTML: porta utilizada no navegador para acessar o Monitor de Licenças via WebApp
Na tela seguinte terá início o processo de instalação do TOTVS | License Server, aguarde o término.

Após o termino da instalação será apresentada uma tela para a criação do atalho da interface de monitoramento do TOTVS | License Server.

Por último, será executado o Monitor do TOTVS | License Server, onde o mesmo deverá ser configurado.
Os componentes instalados do TOTVS | License Server são:
- Serviço de Licenciamento – TOTVS | License Server. Este serviço é instalado automaticamente e colocado em modo automático de inicialização. Caso seja necessário, deve-se alterar a conta do usuário de Logon do Serviço.
- Atalho da interface de monitoramento do TOTVS | License Server.
Configuração do License Server Virtual
A configuração do TOTVS | License Server é realizada logo após o termino da instalação. Se por algum motivo não for possível se conectar à TOTVS, a configuração poderá ser realizada posteriormente pelo atalho de monitoramento que foi criado durante o processo de instalação.
Para configurar o TOTVS | License Server será necessário que o servidor tenha acesso à internet. O Acesso é realizado através do protocolo HTTPS e toda a comunicação é feita pela porta 443. Caso a sua empresa possua firewall e/ou restrições de acesso à internet, é necessário que o administrador da rede libere o endereço https://lscloud.totvs.app/api/, para comunicação. O trafego ocorrerá uma vez por dia no horário configurado pela TOTVS, durante uma janela de 15 minutos. Caso o acesso seja interrompido por mais de 15 dias, a autorização de uso do sistema expirará e os usuários e/ou administradores dos software TOTVS serão notificados no Login do sistema, por mais 15 dias. Após este prazo, o sistema não estará mais disponível.
Ao iniciar o monitor do TOTVS | License Server, será exibida uma tela de boas vindas e na tela seguinte, será solicitado o TOTVS Id.

O TOTVS Id é a identificação do contrato do cliente. Para obter este número, o cliente deverá acessar o Portal do Cliente através do link http://suporte.totvs.com/gestaodelicencas e aceitar os termos de uso – EULA. O passo seguinte é gerar o TOTVS Id (1 ou mais se for o caso). Em caso de duvida em relação à utilização do Portal do Cliente quanto ao uso de licenças, consulte o link http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=172298980 que traz toda a documentação necessária.
O código de instalação é uma sequencia de caracteres gerada automaticamente com base em diversas informações do hardware em que o aplicativo foi instalado.
Muita atenção neste momento pois frequentemente o código de instalação é gerado em outra maquina ao invés do servidor utilizado pelo License Server, acarretando a não liberação da instalação. Isto ocorre pelo fato das informações de hardware serem diferentes.
A caixa de marcação deve ser utilizada para indicar ao serviço de licenciamento que trata-se de uma instalação de HA:Alta Disponibilidade e a instalação primária estar ativa. Ao deixar marcada esta opção, você deverá informar o código de instalação da primeira instalação em vez de utilizar a sugestão fornecida.
Na tela seguinte, serão solicitados o Nome e o Ambiente de operação do aplicativo. O Nome é um texto livre para ser identificada facilmente a instalação pelo cliente no Portal do Cliente. O ambiente é a identificação da natureza de uso do aplicativo.

Terminada a parametrização do aplicativo, será exibida uma tela para confirmação dos dados, conforme abaixo.

Confirmando os dados o aplicativo irá enviar os dados para a TOTVS e receber a autorização de uso do sistema, que será renovada diariamente.
Aquisição e definição de uso das licenças no Portal da TOTVS
Para se obter o TOTVS ID é necessário acessar o Portal do Cliente TOTVS com o usuário Master da Contas e acessar o seguinte caminho:

Dentro do painel de gestão de licenças, você vai incluir uma nova instalação na opção abaixo:

Após a inclusão da nova instalação, irá aparecer para o administrador um novo número de TOTVS ID, conforme segue abaixo:

Nota: O número foi omitido para não ser utilizado indevidamente.
Este é o número que será utilizado na imagem que está identificada acima como Imagem TOTVS ID.
Para a correta configuração do License Server Virtual, é necessário fazer a devida distribuição das Licenças conforme aquisição de contrato de cada empresa, e isso deve ser feito no caminho que mostra a imagem abaixo:

Nesse caso a empresa tem Licença para um Processador de 20 núcleos, mas existem vários tipos de aquisições, consulte a TOTVS a para mais informações.
No caso acima, foram distribuídas da seguinte forma: 20 para o DBAccess que podem ser usadas nos mais diversos módulos de Backoffice do Protheus, e 5 Para uso das soluções NG Manutenção de Ativos.


Após essa configuração, é só entrar no Monitor do License Server para fazer a sincronização das informações com que foi definido no Portal, e elas serão comunicadas ao License que acabou de ser instalado.







